O que é Backup? Backup é uma cópia de segurança dos seus dados (física ou em nuvem) de um dispositivo de armazenamento ou sistema
Se você está aqui é porque algum software ou aplicativo está recomendando que você faça backup dos seus dados. Isso quer dizer que, por falta de espaço de armazenamento ou de alguma mudança que implique restauração para as configurações de fábrica, você precisa salvar as suas informações para voltar a utilizá-las novamente depois que o ajuste for feito. Veja vários exemplos e como funciona.
Antes de começar a pôr as mãos na massa, vamos entender para que o processo serve.
O que é backup?
Backup é uma cópia de segurança dos seus dados (informações) de um dispositivo de armazenamento (celulares, tablets, computadores) ou sistema (aplicativos, softwares e jogos) para outro ambiente para que esses mesmos dados possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais ou que ocorra um acidente.
Bom, agora que você já sabe que backup nada mais é que uma cópia de segurança, pode imaginar que precisamos copiar essas informações para algum lugar… seguro.
Além de decidir qual lugar seguro será escolhido, é importante observar de que sistema se trata a cópia e como você pode fazer isso: usando mídia física ou nuvem.
Backup em mídia física
Como exemplos de mídias físicas e removíveis estão os discos rígidos externos (HDs), DVDs, CDs e pen drives. Você não deve fazer backup de arquivos de um computador, por exemplo, no mesmo HD em que o seu Windows está instalado.
Se optar por mídia física, armazene-a em um lugar seguro para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos arquivos. Você também pode considerar criptografar dados e fazê-lo com periodicidade para mantê-lo atualizado.
Backup na nuvem
A cópia de segurança na nuvem, também conhecida como cloud backup, leva seus dados para um servidor remoto, ao qual você pode acessar pela Internet. Basicamente, você usa o espaço de armazenamento de outro computador.
Há vários serviços de nuvem domésticos e gratuitos como Google Drive, Dropbox, iCloud, Box, OneDrive e outras soluções pagas e mais robustas para empresas. Dependendo do espaço que você precisar, 15 GB podem ser mais que suficientes.
É recomendado, ao fazer em nuvem, usar uma rede Wi-Fi, já que arquivos de podem consumir muitos dados móveis (se estiver usando um smartphone) e, possivelmente, gerar custos adicionais ou acabar com o seu pacote de dados.
Um dos benefícios do armazenamento em nuvem de backups é o de poder acessar os seus arquivos a qualquer hora e em qualquer lugar, além de compartilhar arquivos com outras pessoas usando a facilidade de um link para fazer isso.
Backup do WhatsApp
No WhatsApp, você pode fazer uma cópia de segurança das suas conversas e arquivos de mídia para o Google Drive (Android) ou iCloud (iPhone) e transferi-los caso troque de celular. Esse backup pode ser atualizado periodicamente e automaticamente.
- Como fazer backup das conversas no WhatsApp (Android, iOS e Windows Phone)
- Backup do WhatsApp deixa de contar no limite do Google Drive
Backup de fotos e vídeos
A maneira mais simples de trabalhar com backup de fotos e vídeos no celular é usando o Google Fotos.Todas as fotos que você tira com a câmera do seu celular ficam salvas na sua conta do Google. Basta sincronizar e as alterações serão refletidas em todos os dispositivos. O armazenamento gratuito é ilimitado para fotos em “alta qualidade” até 16 MP (as fotos são compactadas para economizar espaço. Se uma foto for maior que 16 MP, ela será redimensionada, o mesmo com vídeos com mais de 1080p).
Backup do Windows
Há vários tipos de cópia de segurança no Windows: 1) backup manual: em que você escolhe e transfere arquivos e configurações em uma mídia removível ou um local de rede; 2) usando o recurso “Transferência Fácil do Windows” para levar os mesmos dados para um computador diferente; 3) usar o “Centro de Backup e Restauração” em versões mais antigas (Windows 7 e Windows Vista); 4) ou o “Assistente para Transferência de Arquivos e Configurações” no Windows Server 2003/2000 e XP.
- Como fazer backup do seu PC com Windows (mídia física ou OneDrive)
Backup do iPhone
Se você usa iOS, saiba que o backup fica armazenado no iCloud, o serviço de nuvem da Apple. Mas você também pode fazer backup do iPhone ou do iPad pelo iTunes. Manter a cópia é ideal se você quer se preparar para atualizar ou restaurar o aparelho.
Softwares de Backup
E os programas de fazer backup? Tanto para Windows quanto para macOS você vai encontrar softwares que auxiliam, além dos assistentes nativos de cada um desses sistemas operacionais. Mas o que eles fazem além de auxiliar no backup? Como diferencial e incremental, oferecem criptografia, automatização, agendamento, sincronização com nuvem e com vários dispositivos. Há versões pagas mais completas.
Aqui vai uma listinha rápida de quais deles você pode procurar:
- AOMEI Backupper
- Acronis Backup
- Backup Maker
- Cobian Backup
- Comodo Backup
- CrashPlan
- O&O AutoBackup
- Paragon Backup
- PureSync
- Uranium Backup
Seja qual for o backup que você precisa fazer, siga as instruções dos links de tutoriais e guarde cópia física ou em armazenamento em nuvem de todos seus os arquivos, evitando a perda dos arquivos originais e criando chance de recuperação dos dados. Uma ótima dica é trabalhar com backup automático e agendar cópias periódicas.
0 Comentario:
Postar um comentário